As práticas de sustentabilidade são especialmente benéficas para nós seres humanos. Porquê? Porque se ficarmos apenas a olhar para os danos que fizemos, quem fica mais prejudicado não é o ambiente, o planeta terra ou o universo, somos nós.

A natureza vai continuar a fazer o seu excelente trabalho, vai salvar-se e regenerar-se. Se nós não fizermos nada, vamos apenas garantir que desaparecemos bem rapidamente. Felizmente, há muita coisa que podemos fazer para ajudar o ambiente e facilitar a nossa vida de freelancers como:

 

1. Usar um caderno reutilizável

Passas o dia a teclar no computador e gostas de ter um caderninho onde apontas todas as tarefas do dia a dia? És tu e eu! Nada bate a sensação de riscar uma tarefa concluída. Mas como eu não gosto muito de gastar papel, desde 2020 que uso cadernos reutilizáveis nacionais como o InfiniteBook ou Leafnote.  

É muito prático de utilizar, parece que estás a escrever naqueles caderninhos da primária e podes apagar as tuas notas as vezes que quiseres sem deitares papel fora.

 

2. Ir ao mercado ou trocar alimentos com a vizinha

Visto que passamos o dia todo sentados, porque não de vez em quando ir ao mercado comprar legumes frescos? Vais dar dois dedos de conversa com senhoras e senhores muito simpáticos (provavelmente) e comprar alimentos saborosos.

Eu sei, é muito conveniente ir ao supermercado, eu também o faço, mas acredita que sabe muito bem ir ao mercado!

Tens vizinhos com galinhas? E que tal pedires uns ovos em troca de um legume que tens a mais ou de uma conversa boa? 😊

 

 

3. Evitar andar de carro e preferir a bicicleta

Estamos habituados a andar de carro para todo o lado, aqui esta preguiçosa fazia o mesmo! Mas tenho-me habituado a levar a bicicleta em vez do carro. Além de não causares poluição, esticas as perninhas e fazes um pouco de exercício. Todos ganham!

 

4. Comprar em segunda mão

Esta é uma das minhas preferidas. Já tenho este hábito há uns aninhos porque sempre gostei de roupa vintage, mas atualmente há mesmo opções para todos os gostos. Em apps como Vinted, Wallapop, ou por todo o Instagram, encontras praticamente TUDO à venda em segunda mão.

Além de roupa, consegues comprar acessórios para o escritório, móveis em bom estado e muito mais. É fácil, barato e conveniente. Certifica-te apenas de que não dás dados que não sejam necessários e que lês todos os comentários.  

 

5. Fazer os teus próprios produtos de limpeza

O Google é o nosso melhor amigo! Em vez de comprares produtos de limpeza caros e nocivos para o ambiente, podes fazer muitos deles em casa. Na maioria dos casos, só precisas de água, bicarbonato de sódio e limão! Pesquisa muito e diverte-te a fazer os teus próprios produtos.

Se não te apetecer andar a brincar aos cientistas, opta por produtos de limpeza que reaproveitam óleo usado ou detergente em folhas, por exemplo.

 

E então? Vais adotar algum destes hábitos na tua vida? Conta-me tudo nos comentários!

0 Comments

LEAVE A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *