Em novembro de 2020, decidi finalmente lançar o meu site. Ele já andava na gaveta há algum tempo, mas com um design completamente diferente do atual. Já tinha tentado criar o meu site eu mesma, como se fosse uma faz tudo, porque, na verdade, queria poupar uns trocos e estar envolvida no processo todo. 

Tentei, tentei e tentei, mas não era aquilo que eu queria. Se é para fazer, que seja bem feito! Por isso, guardei todos os meus textinhos numa pastinha de "um dia mais tarde" ou "quando tiver mais tempo”.

Finalmente cheguei ao lançamento do meu site, mas não foi sozinha. Porque ninguém é perfeito, vou partilhar 4 grandes erros que cometi durante este processo.

 

1.   Não investir primeiro no branding                                                           

Eu sei, parece óbvio, primeiro o branding e depois a criação de um site, certo? Eu fiz o contrário, porque pensava que já tinha um branding. No início da minha vida de freelancer decidi fazer cartões de visita. Neste sentido, pedi a uma empresa para me criar um logo. Assim, pensava que já tinha o logo feitinho para pôr no site.

Ao criar o site, apercebi-me de que esta imagem já não tinha muito que ver comigo e que o branding é muito mais do que ter só um logo. Decidi fazê-lo e não é que mudou mesmo tudo? Deu um toque extra ao meu site, mudou a minha imagem e até a forma como vejo o meu pequeno negócio. Mudou a minha perspetiva e fez-me analisar onde estava e para onde queria ir.

 

 

mmtranslates

 

2.   Pensar que o site era só para os outros

Quando criei o meu site/blogue, o meu objetivo principal era ganhar mais clientes. Contudo, cheguei à conclusão de que ter um site é muito mais do que isso. É uma verdadeira casa online onde te sentes bem e onde podes praticar a tua escrita e o teu conhecimento de SEO. Ter um site também te dá mais confiança em ti própria e é uma forma diferente de abordar clientes diretos.

 

3.   Acreditar que só o conteúdo é que iria mostrar a minha personalidade

Pois é, como copywriter, o que me interessa é o conteúdo e não a capa! Quando tentei criar o site eu mesma, sempre me foquei mais nos textos e julguei que o site estava “girinho” em termos de design. Eu não percebi isto na altura, mas eu não consegui avançar com o site porque… não sou designer! O design é mais importante do que pensamos. É uma extensão do texto e mais uma maneira de mostrar a nossa personalidade.

 

4.   Não contratar um/a profissional da área

Há muita boa gente que consegue fazer sites incríveis sozinha, mas esse não é o meu caso. Se não fosse a ajuda preciosa da From Scratch, o meu blogue ainda estaria bem guardadinho na gaveta, ou já teria saído e estava só “meh”. É por isso que é importante confiar num/a profissional, em qualquer área que seja.

E vocês? O que acham da minha casinha online? Aceitam-se críticas! 😊

 

 

 

 

2 Comments

  1. AsepaHunny Feb 13 2022 AT 09:12:30

    In my opinion, it is actual, I will take part in discussion. Together we can come to a right answer. http://2867.downloadfirstyou.com/

LEAVE A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *